Sete motivos para investir em aplicativos em tempo de crise

0

shutterstock_246127807

Até pouco tempo atrás ter um site era obrigação para muitas empresas que buscavam se manter atualizada. Entretanto, com a consolidação da tecnologia mobile e o avanço da internet, a nova tendência corporativa é marcar presença no mercado através dos aplicativos.

A afirmação é parte de um artigo publicado no site norte-americano entrepreuner.com. Por meio de um texto intitulado de “Por que sua marca (realmente) precisa de um app”, o empreendedor Zubin Mowlavi explica que ter um site compatível com celulares e tablets não é mais o suficiente para satisfazer as expectativas dos usuários mobile.

Para comprovar sua tese, o autor cita em seu artigo uma pesquisa realizada pela Survey Monkey, uma consultoria que analisa o comportamento online das pessoas. O estudo apontou que 40% das pessoas procuram por outros links mais bem estruturados para solucionar seus problemas quando os sites não possuem uma interface amigável.

De acordo com Celso Fortes, diretor executivo da agência digital novos elementos. Ele aponta que a comunicação deficiente de muitas empresas é um erro grave e, em meio a batalha de muitas empresas contra a crise econômica do país, é necessário manter todos os canais abertos.

“Os brasileiros são usuários assíduos de internet via celular e passam por longos períodos consumindo informações em aplicativos sociais. Oferecer meios de interagir com as pessoas é uma forma de dar maior visibilidade à marca e consequentemente aumentar o lucro direto das empresas”, afirma Fortes.

Confira abaixo sete indicações que o empresário digital listou para os empreendedores refletirem sobre sua disponibilidade web e mudar sua atuação em meio à crise econômica.

1 – Redução de custos

Em tempos de crise, diminuir as despesas são as palavras de ordem. Contudo, de nada adianta cortar serviços a esmo. Existem meios mais eficientes de estancar a situação e ainda obter melhorias. Investir em um aplicativo é uma forma de valorizar a imagem da marca e ainda assim receber retornos a curto, médio e longo prazo. Um exemplo. Grandes marcas como Facebook, Uber e Google raramente investem em marketing, pois estão sempre presentes na vida dos consumidores por meio dos seus serviços altamente práticos e de fácil acesso. Oferecer soluções mobile é um ciclo virtuoso e alimentado pela qualidade do seu produto.

2 – Atendimento hi tech

Recentemente experimentei pedir um copo de açaí via WhatsApp. A loja era próxima do meu escritório e resolvi arriscar. O vendedor recebeu minha mensagem e ofereceu as opções de suplementos que poderia adicionar. Fechamos o pedido rapidamente e a entrega foi realizada com sucesso. Além de ter um custo praticamente zero para mim e para ele, o atendimento satisfez as minhas necessidades com praticidade. Imagine se este mesmo vendedor estivesse ainda mais aberto às inovações e usasse um aplicativo próprio, com recursos como fotos e vídeos dos seus produtos. Certamente sua capacidade de venda iria crescer muito.

3 – Proximidade

Sua marca nada mais é do que um reflexo do que seus consumidores pensam de você. Estar perto deles, seja por meio do seu site ou aplicativo são maneiras de demonstrar disponibilidade além das barreiras físicas. Ter um site desatualizado, com funções engessadas é um meio criar impedimentos e isso é tudo que você menos quer neste momento crítico. O cliente que não se sente acolhido pela marca, com certeza vai procurar outra empresa que o satisfaça ou atenda mais rápido.

4 – Atenção total

Quando a empresa ou a pessoa jurídica tem um aplicativo próprio, a “audiência” é toda dela e a ligação com consumidor é única. O proprietário exerce o controle das funcionalidades do app e passa a ser o protagonista dessa relação. Em tempos de crise, ter um canal aberto de comunicação com o consumidor é um bálsamo para oferecer os serviços e atrair novos consumidores por meio de indicações mais bem qualificadas.

5 – Lucratividade direta

Junto com a atenção total do seu consumidor há outra vantagem de se ter um aplicativo próprio: a lucratividade é apenas da marca. Com um app para chamar de seu, a empresa pode oferecer outros serviços e conteúdos exclusivamente voltados para a internet, criando mais um nível de trabalho e atuação para a empresa. É como se você tivesse duas empresas, uma online e outra offline e a partir disso oferecesse preços e ofertas diferenciadas. E melhor, o maior beneficiário é a própria marca.

6 – Renovação

É comum que as empresas tradicionais achem as inovações tecnológicas uma uma espécie de pirotecnia das novas gerações de empresários. Contudo, é importante manter-se atualizado para atrair novos consumidores. Cuidar da renovação da base de clientes é importantíssimo para garantir o futuro da companhia e fazer os negócios irem além das conquistas do passado. Por justamente ter uma imagem já consolidada no mercado, esta empresa tradicional terá ainda mais chances de conquistar os novo’ clientes e passar segurança aos interessados.

7 – Redução de problemas

Ter um app próprio é uma maneira de dizer adeus a erros corriqueiros. A tecnologia mobile pode equacionar a perda de tempo que a equipe sofre com situações diárias nos atendimentos, processos e rotinas. Além disso, o aplicativo também pode conter funções capazes de solucionar a necessidade dos seus clientes, o que gera ainda mais afinidade do consumidor com o seu produto ou mercado. Um exemplo seria uma marcenaria oferecer um app com a função de nivelar as molduras e móveis como um bônus, por exemplo. É o canivete suíço do século XXI.

Fonte de referências: Administradores

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco

R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870