Psicologia das cores: como ela influencia no seu app?

0

Alguma vez você já parou para pensar o porquê das redes sociais como o Facebook e Twitter serem azuis e apps de conversação como o Whatsapp, Wechat e sms nativas serem verdes? Muitos não sabem, mas a psicologia das cores influencia muito o design de um app.

Estudos apontam que 84,7% dos consumidores acreditam que a cor de um produto é muito mais importantes do que outros fatores, além disso, 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar, além disso mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.

cores-marketing-e-psicologia-html

Sendo assim, como já dito anteriormente as cores ocupam um papel de destaque no design de um aplicativo, elas têm o poder de impulsionar os consumidores a se sentirem incentivados a comprar ou, por outro lado, ansiosos para deixar a plataforma, por exemplo. O que determina tudo isso é a ajuste de cores escolhidas e suas combinações, pois cada uma desempenha um papel diferente durante sua percepção.

O mais importante se você quer destacar seu aplicativo utilizando as cores é analisar as opções, visando sempre atrair o cliente e proporcionar nele sensações de satisfação que, por sua vez, impulsionará ele a consumir aquilo que você está oferecendo.

Toda vida, é importante frisar que  antes de trabalhar as cores de forma coerciva, é necessário entender o perfil de cliente que você busca atender, pois o significado das cores é ligado à percepção das pessoas e depende de uma série de fatores, como idade, sexo e cultura, a partir do momento em que se entende o perfil do seu cliente,  se tonar muito mais simples selecionar as cores deverão estar presentes em seu aplicativo para fidelizá-lo.

flatui

Visto que a grande maioria das compras online acontece através da observação dos aspectos visuais, que são a primeira impressão de qualquer consumidor, existem muitas outras razões que justificam a atenção que a escolha dos tons merece.

A escolha certa de tonalidades está relacionada ao reconhecimento de uma marca e ao seu destaque das demais, além de ser uma das grandes responsáveis pela aceitação de um serviço ou produto (e, também, pela rejeição!).

A cor ainda ajuda muito na leitura, aprendizado e compreensão das informações que você passa para o cliente, já que servem como uma “organização” para o cérebro no momento de observar algo.

Abaixo selecionamos algumas dicas para você para acertar na hora de utilizar a  psicologia das cores em seu app.

Foque na questão da usabilidade

As cores com muito contraste geram poluição visual, o que certamente dificulta a utilização do aplicativo. Além disso, algumas cores, como as vibrantes, são desconfortáveis para celulares. Portanto, elas afetam diretamente a forma como o seu aplicativo será usado.

Poucas tonalidades

Para logomarca, decoração, utensílios e etc…  é indicado trabalhar com 3 ou até 4 cores. No entanto, para um app icon, é recomendando que você escolha uma ou duas cores chamativas e que transmitam a ideia central.

Agora um dos pontos mais importantes: Busque sempre uma harmonia visual, por isso as cores utilizadas no ícone  devem ser harmônicas com todo o aplicativo. Em outras palavras, começaremos a trabalhar a identidade visual por meio do aplicativo.

Estudo de cor

É muito importante que se faça um estudo de todas as tonalidades antes mesmo de fazer sua escolha. Atualmente, existem muitos livros sobre o tema, e consultá-los pode ser uma grande ajuda para o sucesso do seu app!

Fonte: Megaleios

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco

R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870