Primeiro SMS foi enviado há 20 anos

0

Já pensou em ficar sem enviar SMS nunca mais na vida? Não, né? Afinal, enviar SMS já faz parte da rotina de quem usa frequentemente o celular. Mas há 20 anos ele ainda não existia. Exatamente hoje, 3 de dezembro, foi enviada a primeira mensagem de texto do mundo. O engenheiro de software britânico que o enviou está maravilhado ao ver como essa tecnologia se desenvolveu.

Neil Papworth foi escolhido ao acaso para enviar a mensagem – que dizia “Merry Christmas” (Feliz Natal) – ao diretor da gigante telecomunicações britânica Vodafone depois de ter trabalhado desenvolvendo o software.

A Vodafone quis desenvolver a tecnologia como uma melhoria do “paging” (bipe), disse Papworth, e ninguém percebeu na época como isso mudaria a cultura da comunicação para sempre – 150 bilhões de mensagens de texto foram enviadas na Grã-Bretanha apenas no ano passado.

“Eles pensaram que ela seria utilizada como um pager executivo, então as secretárias poderiam entrar em contato com seus chefes enquanto eles estivessem fora e eles poderiam dizer a elas o que fazer e onde ir”, explicou Papworth à rádio BBC.

No dia 3 de dezembro de 1992 ele tinha 22 anos e trabalhava para a empresa Sema Group Telecoms, nos escritórios da Vodafone em Newbury, no sudoeste da Inglaterra, desenvolvendo o que era conhecido como Short Message Service Centre (SMSC).

Os telefones celulares ainda não tinham teclados, então ele escreveu a mensagem em um teclado de computador.

“Eu costumava ir lá todos os dias, ajudá-los a testar o sistema, ligá-lo a sua rede e fizemos muitos testes ali nas semanas seguintes. Então chegou o dia no qual eles quiseram enviar esta mensagem e eu não lembro exatamente como isso aconteceu, mas era e quem estava lá e então no fim fui eu que a enviei”, afirmou Papworth.

Longe de perceber que era parte de um evento histórico, Papworth disse que seu maior sentimento foi de alívio.

“Fazer com que a mensagem funcionasse era importante, então, para mim, quando aconteceu foi mais um alívio do que qualquer outra coisa o fato de nosso software ter demonstrado sua capacidade e feito seu trabalho”, disse.

À medida em que as mensagens de texto ganhavam popularidade rapidamente, a Vodafone solicitou mais e mais equipamentos para suportar o sistema. Papworth vive agora na cidade franco-canadense de Montreal com sua esposa e seus três filhos e trabalha como arquiteto de software.

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco

R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870