O ciclo de vida e envolvimento dos usuários de aplicativos

0

ipad-office-mockup-free_0002_Ebene-3

Um estudo realizado pela MTV Networks, que analisou a forma como os consumidores descobrem e interagem com aplicativos de entretenimento em seus iPhones e dispositivos Android determinaram que o ciclo de vida de um aplicativo com os usuários passa por quatro fases: descoberta, adoção, avaliação e de abandono ou de uso a longo prazo.

Para desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing, estas fases e os resultados específicos deste estudo são vitais; eles fornecem uma visão sobre o que é importante para os consumidores e a melhor forma de alcançá-los, de modo que os aplicativos que eles projetam e de mercado podem tornar-se popular e favoritos.

Descoberta

De acordo com o estudo, o fator mais importante ao descobrir aplicativos é uma recomendação de um amigo. Outro fator que é tão importante quanto são os comentários. O estudo apontou que as pessoas também descobrem os aplicativos por ver seus amigos ou conhecidos usando.

É claro que a partir destes resultados que os consumidores muitas vezes dependem de experiências dos outros em sua própria descoberta de aplicativos. No entanto, os entrevistados também relataram que eles descobrem aplicativos através de simplesmente navegar na App Store e Google Play por conta própria, embora sejam capaz de acessar os comentários e entrar em contato com outros usuários.

Adoção

Uma vez que um consumidor descobre um aplicativo, o que realmente faz com que esses usuários começam a usá-lo? Os resultados variam de aplicativos gratuitos e pagos.

Para aplicativos gratuitos, os consumidores consideram classificações e os usuário procuraram especificamente por altas classificações e recomendações de amigos. Além disso, eles consideram se o app soa divertido e útil com base na sua descrição e se o aplicativo atende a uma necessidade específica.

Embora estes resultados também se aplicam para aplicações pagas, outros fatores tornam-se mais importante quando os consumidores realmente tem que desembolsar dinheiro. Para aplicativos pagos, os fatores mais importantes que os usuários consideram são o preço e se tem algum teste gratuito disponível.

Tentativas

Depois que os consumidores baixam e começam a usar um aplicativo, eles se movem para a fase de julgamento. A fase de julgamento em última instância, determina se a fase final do ciclo de vida desse aplicativo específico será abandono ou uso a longo prazo.

O estudo MTV descobriu que as pessoas usam aplicativos por algumas razões. A facilidade de uso superou todos os outros fatores como o mais importante durante o período experimental. No entanto, o conteúdo consistentemente agradável e a aparência limpa também influenciou no gosto de aplicativos dos entrevistados. Outro fator importante era se os aplicativos são divertidos e possuem algo de entretenimento. Mas se o conteúdo, aparência e a usabilidade de um aplicativo não são suportados por uma interface fácil de usar, o aplicativo eventualmente falha aos olhos dos consumidores.

Abandono vs. uso a longo prazo

Um aplicativo não tem uma janela exata ou tempo para fazer um impacto sobre os consumidores. Especificamente, o estudo constatou que, se os usuários excluem um aplicativo, 38% o fizeram nas primeiras 3 semanas após baixá-lo. Embora a exclusão de um aplicativo pode vir de perda de interesse, 55% disseram que haviam excluído porque eles encontraram uma alternativa melhor.

Alguns consumidores não apagam realmente os aplicativos, mas abandona mesmo assim. 74% dos respondentes indicaram que eles mantêm aplicativos antigos em seus telefones, mesmo quando eles já não usam mais. E 78% foram capazes de substituir esses aplicativos antigos por novos que se encaixam melhor as suas necessidades, mesmo mantendo os antigos aplicativos sem usá-los.

Quando os consumidores encontram um aplicativo que eles amam, eles realmente se identificam. A maioria dos entrevistados disse que os aplicativos que utilizam são um reflexo de si mesmos. Além disso, os entrevistados disseram que os aplicativos estão presentes em quase 24h por dia. E 91% dos entrevistados concordaram que os aplicativos ajudam a descobrir coisas novas.

Tais atitudes positivas para aplicativos indicam a sua capacidade de se tornar uma parte da vida das pessoas e se espalham de forma viral bem como os usuários recomendam e compartilham seus favoritos com os outros.

E você, conta pra gente, quais são os seus aplicativos favoritos? Qual você considera vital e que você recomendaria aos seus amigos?

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco







R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870