Como os usuários se comportam ao segurar o smartphone na hora de navegar

0

Uma das maiores preocupações dos profissionais da área de tecnologia mobile é estar sempre atendo ao comportamento dos usuários de celulares, procurando identificar as suas reais necessidades. Ao projetar para dispositivos móveis, estamos cientes de que há algumas coisas adicionais que devemos considerar, tais como a forma como o contexto em que os usuários utilizem seus dispositivos muda suas interações ou padrões de uso.

Dependendo da ação que será realizada pelo usuário, é possível que ele segure o aparelho da seguinte forma:

Com as duas mãos usando os dois polegares para interagir;

→ Com as duas mãos, em “conchinha”, usando um dos polegares para interagir;

→ Com uma das mãos, usando o dedo indicador da outra para interagir;

→ Com uma mão só, usando o polegar para interagir;

Em uma pesquisa realizada por Steven Hoover, autor do Designing Mobile Interfaces, verificou alguns pontos mais comuns de como as pessoas seguram o celular de acordo com a tarefa que o usuário quer realizar.

Smartphone_Ergonomia

Uma das formas mais comuns de uso ao digitar no teclado do smartphone é usar os dois polegares ao mesmo tempo. Posição essa que quase ninguém usa quando o objetivo é rolar página da web

Parece até assunto sem importância, mas para empresas que trabalham com o desenvolvimento de aplicativos isso faz total diferença na hora de planejar o desenvolvimento de um app. Se você, como UX Designer, conhece a forma como as pessoas interagem ao usar os smartphones, fica muito mais fácil desenhar o software e entender as necessidades dos consumidores de tecnologia mobile, criando aplicativos e sistemas confortáveis e agradáveis de usar.

Hoober-ContextTouch-Fig4

O estudo também apresenta de forma bem clara as áreas mais utilizadas da tela para cada função, e os gestos mais comuns dependendo do layout da página que está sendo visitada.

Ponto importante, na época de smartphones gigantes e ergonomia não tão facilitada assim.

Link para o artigo completo: Insights on Switching, Centering, and Gestures for Touchscreens

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco

R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870