Como Aumentar a retenção de usuários no seu app

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Businessman with tablet computer

A quantidade total de aplicativos utilizados por usuários de smartphone não mudou muita coisa ao longos dos últimos anos. Para especialistas da BI Intelligence estes números demonstram que os usuários estão gastando a maior parte do tempo em apps favoritos. Cerca de 22% dos aplicativos baixados não são utilizados por mais de uma vez. E 60% dos aplicativos baixados são removidos depois de um mês. Considerada uma baixa retenção de usuários.

Este comportamento cria uma pressão adicional para que novos aplicativos se destaquem na lojas e que desenvolvedores consigam conquistar e manter um público fiel. É cada vez mais importante que desenvolvedores criem e adaptem estratégias com o objetivo de manter e aumentar a quantidade de downloads e que o uso de aplicativos se tornem sustentável. Se há algum tempo atrás a estratégia era manter o maior alcance possível de usuários , hoje esse cenário é voltado para o engajamento do cliente, visando sua retenção. E esse é um dos principais problemas de quem busca um aplicativo empresarial atualmente, esquecer-se de pensar em estratégias para reter seus clientes.

Existe uma série de táticas para conquistar, reter e engajar os usuários. Algumas estratégias pagas, outras gratuitas. Mas o importante é que no processo de criação do aplicativo, o planejar esteja presente. É preciso compreender que a retenção dos usuários é um dos pontos principais para o sucesso do aplicativo. Segundo especialistas, reter um cliente vale muito mais do que conquistar 10 novos clientes para seu app.

Se você ainda tem dúvidas sobre como aumentar a retenção de usuários no seu app, confira algumas dicas que separamos para você.

  • Interação em primeiro lugar

O uso de aplicativos pelos usuários tem como objetivo principal proporcionar uma maior interação e facilitar a vida das pessoas.  Quando um aplicativo apresenta de maneira fácil e simples o seu objetivo isso permite que ele seja visto como uma ferramenta que facilite dia-a-dia dos clientes, o que é algo crucial para a sua retenção.

Por isso, você deve procurar sempre manter essa interação com o cliente para que ele veja seu app como algo útil em sua vida e queira mantê-lo por mais tempo em sua rotina diária.

  • Mantenha uma evolução contínua

Os aplicativos de maior sucesso no mercado são aqueles que estão em constante atualização em sua plataforma. Portanto, ao desenvolver seu aplicativo procure mantê-lo sempre atualizado para que seus clientes possam fica cada vez mais interessados com o conteúdo e as vantagens que o app tem a oferecer.

  • ASO – App Store Optimization

A grande maioria dos usuários que fazem o download de aplicativos, chegaram até ele por meio de um editorial, busca ou mesmo da presença digital no ranking das lojas de apps. Então se você investir em maneiras de manter seu app no topo desse ranking, com certeza terá aumento considerável de downloads do seu app e consequentemente as chances de reter clientes será bem maior.

Por isso uma das formas mais eficazes de se manter no topo do ranking é investir em ASO, que é uma técnica utilizada em seu app para melhorar a presença do seu aplicativo nas buscas orgânicas.

  • Notificações instantâneas também aumentam a retenção

Essa funcionalidade é muito importante em apps. Por meio dela seus clientes estarão mais atentos, motivados  e engajados, agradando um valor a mais aos serviços existentes no seu aplicativo. Pois, os usuários que recebem notificações costumam abrir os aplicativos com uma frequência maior e por isso apresentam uma maior retenção, chegando inclusive a duplicar a taxa de engajamento.

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