A importância do feedback para os seus apps

0

shutterstock_138502925

As críticas e feedbacks são excelentes ferramentas para medir a qualidade de um produto. No mundo da tecnologia e dos apps móveis, comentários ajudam o desenvolvedor a melhorar o seu software e tornam aplicativos mais populares — não é incomum, por exemplo, pessoas se decidirem levando em consideração a média da nota que as pessoas dão para eles. Se a sua empresa não incentiva o feedback para apps, ela está perdendo uma grande oportunidade de melhorar a sua relação com o usuário final e obter novos caminhos para as melhorias dos seus produtos.

Criar boas experiência de uso é o primeiro passo para fazer com que pessoas comentem sobre os seus programas. No texto de hoje, falaremos mais sobre como as avaliações podem melhorar os seus processos de desenvolvimento e a relação da sua companhia com o consumidor. Acompanhe!

Como as avaliações influenciam seu aplicativo

As estrelas que seu aplicativo recebe na App Store afetam a maneira como os usuários conhecem seu app em vários aspectos. Em lojas como a Google Play Store e App Store, aplicativos com bons reviews ficam no topo de listas de classificação, nas páginas de busca interna e aparecem com mais frequência nas listas de Apps temáticas. Além disso, algumas pessoas chegam a não instalar um programa com uma classificação baixa, por temerem que a experiência de uso será ruim ou que o aplicativo seja mal construído.

Como obter feedbacks por meio das lojas de aplicativos

As avaliações são tão importantes para que um app cresça que solicitar feedbacks se tornou algo comum no mundo do software. A maioria dos aplicativos solicitam os comentários utilizando o mesmo método: uma irritante janela que interrompe a experiência do uso e pode, inclusive, gerar um feedback negativo.

Para aumentar a quantidade de reviews positivos, existem três passos importantes a seguir: não interromper a experiência de uso e não solicitar um review logo após o aplicativo ter fechado inesperadamente. Além disso, não se esqueça de solicitar uma avaliação após o usuário conseguir executar as principais atividades do seu programa.

Existem também técnicas para garantir que a solicitação de feedback seja feita no melhor momento possível. Um aplicativo de um hotel, por exemplo, pode solicitar um review após um usuário conseguir reservar um quarto. Já um app de leitura de textos pode requisitar a avaliação apenas para quem já o tenha aberto várias vezes na primeira semana de uso. Assim, é possível restringir os pedidos de review às pessoas que já sabem como o aplicativo funciona e possivelmente estarão mais propensos a deixar um comentário positivo.

Outras maneiras de obter avaliações

As lojas de apps não são os únicos locais onde pessoas costumam comentar sobre aplicativos. Por isso, é fundamental ter outras maneiras de verificar como um software é visto. Por meio de sites como o Facebook e o Twitter, por exemplo, é possível entrar em contato direto com usuários, fazer pesquisas de qualidade ou até obter novas ideias. Assim, além de ser uma ferramenta de publicidade barata e confiável, as redes sociais também podem aumentar o engajamento das pessoas com os seus softwares.

O  feedback feito dentro do aplicativo também é uma opção para obter comentários. Seja por meio de um botão de contato ou de um formulário de envio de e-mail, é possível aprender como as pessoas utilizam o seu programa e quais são os pontos que devem ser melhorados. Outra ideia é criar um fórum no site de divulgação do seu app, que permita que informações sejam trocadas com desenvolvedores e entre usuários. Essa é uma política adotada, por exemplo, por desenvolvedoras de jogos, que utilizam plataformas de fóruns para entrar em contato com fãs de seus jogos e aumentar o engajamento.

Experiência de uso para conseguir feedbacks para apps

Ter um app que solicita um feedback de uma forma engraçada e criativa é o bastante para receber 5 estrelas. No final do dia, o que mais motivará os seus usuários a avaliarem bem o seu produto é a qualidade do seu aplicativo. Fluidez, um bom design, poucos (ou nenhum) travamento, e uma boa usabilidade desde o dia do lançamento são fundamentais para que um app ganhe a tela inicial de um smartphone.

Usuários bem motivados submetem feedbacks verdadeiros e sem filtros. Saber o que uma pessoa pensa da sua aplicação, ainda que seja uma opinião positiva, é fundamental para a evolução do seu trabalho como desenvolvedor. Será por meio dele que áreas problemáticas do código, novas soluções e funções mais dinâmicas poderão ser criadas.

Fonte: Totalcross

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco

R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870