7 Tendências do mercado de aplicativos

0

teens-kids-chat-text-messaging-ss-1920-800x510

O mercado de aplicativos é um dos mais atraentes para empreendedores iniciantes. Afinal, somente no Brasil, há 168 milhões de smartphones, de acordo com dados de 2016 da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O setor de aplicativos tem oportunidades interessantes para empreendedores.

Pois, é possível oferecer soluções para consumidores, para outras empresas e para o poder público.

Conheça as tendências do mercado de apps.

1. Vendas omnichannel
A experiência de compra de usuários de smartphones se caracteriza por uma mescla entre o mundo físico e o mundo virtual. Um consumidor pode, por exemplo, reservar um produto pela internet e vai buscá-lo na loja. Essa experiência omnichannel (multicanal) surge como oportunidade de negócio para empreendedores. Pois, é possível levar etapas de uma compra para o aplicativo ou até mesmo antecipar a compra pelo smartphone. Uma boa ideia é oferecer soluções do tipo a empresas que já existem.

2. Inteligência artificial
Outra novidade é a inteligência artificial, mais exatamente os softwares de atendimento ao cliente e assistente pessoais. O uso desses robôs deve se tornar mais frequente nos próximos anos.

3. Internet das coisas
Produtos do dia a dia, como eletrodomésticos e meio de transporte, que podem ser conectados à internet são outra tendência. Ainda que a internet das coisas não esteja diretamente relacionada aos smartphones, a transformação desses itens em dispositivos inteligentes deve estar no radar de empreendedores da tecnologia, de acordo com o professor.

4. Realidade virtual e aumentada
As duas novidades, ainda que mais relacionadas ao setor dos games, podem ser interessantes para mercados como o varejo. É possível, por exemplo, usar o smartphone para visualizar como um móvel ficaria em um determinado ambiente. Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada podem mudar a experiência de compra dos usuários. Vale a pena criar produtos com base nessas tecnologias.

6. Empreendedorismo social
Outro segmento que ganha força é o de aplicativos que resolvem problemas sociais. Há plataformas que informam onde estão os ônibus ou que servem para relatar problemas de uma cidade, por exemplo. O grande desafio está na monetização maior desses apps, pois a população tem uma maior resistência em pagar por eles. No entanto, o poder público pode se interessar pela solução e pagar por ela. Outro fator relevante é que as plataformas estão cada vez mais sofisticadas. Além disso, passam uma mensagem de empoderamento, de que todos podem criar um aplicativo.

7. Mercados aquecidos
O mercado está em constante crescimento, há alguns setores da economia que têm mais potencial de crescimento para empreendedores do mercado de aplicativos. Como as áreas da saúde, transporte, varejo e finanças que possuem boas perspectivas.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentários

  • QUEM SOMOS

    Deway 6 Anos

    Nascemos com a mobilidade!

    Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, tudo mudou, pouco mais de um ano depois, quando o iPhone foi lançado no Brasil, fundamos a Deway.

    Somos uma empresa que há mais 6 anos vem levando aos clientes tecnologia de ponta na criação e desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets e sistemas web.

  • Facebook

  • Fale Conosco

R. Professor Solon Farias, 166 – Cambeba - Fortaleza - Ceará - Brasil

contato@deway.com.br

+55 (85) 3021 0870